10 de junho de 2010

Linguagem emocional na sala de aula

Juan Casassus - investigador chileno destacou a importância do clima emocional na sala de aula

O ambiente emocional pode favorecer a aprendizagem. Quando os estudantes se sentem aceites, os músculos distendem-se e o corpo relaxa. O reflexo disso é que eles tornam-se mais seguros. Assim, o medo reduz, as crianças ficam mais espontâneas e participativas e sem temor de cometer erros. De sublinhar que o mecanismo da tentativa e erro é fundamental para aprender. Confiantes, elas são capazes de mostrar até mesmo o momento em que o interesse pelo assunto tratado na sala desaparece - e o porquê de isso ter ocorrido. Construir uma relação assim pode demorar, mas certamente nunca será desperdício de tempo.
Para o educador, o aluno não pode ter medo do professor. “O medo e a vergonha de perguntar fecham a mente e o coração para o acto de aprender. O professor tem que tornar a sala de aula num ambiente seguro, onde não haja castigo após o erro”.

Sem comentários:

Enviar um comentário